VOGUE EDITORIAL - MÊS ABRIL 2015 - TENDÊNCIAS E MODA
Este mês de abril do ano 2015 a Vogue dedicou o seu tema ao poder das mulheres, à luta pela igualdade dos sexos e ao feminismo! Como seria de esperar na minha opinião, tema muito bem escolhido e que, como se costuma dizer, tem pano para mangas.
O discurso de Emma Watson na ONU, como embaixadora da Boa Vontade, a propósito do lançamento da campanha HeForShe em que convidou os homens a juntarem-se à luta pela igualdade, relançou o debate (Para os mais curiosos o vídeo encontra-se em baixo).
Além das causas que são conhecidas à seculos, a Emma Watson frisou ainda as mulheres que têm receio de assumir-se como feministas, com o medo de serem rotuladas de mulheres duras, agressivas, solitárias e anti-homens.
Esqueçam essa ideia, o objetivo não recai sobre a valorização das mulheres face aos homens, mas sim, sobre as desigualdades que existem ( muitas vezes, ridículas).
A Moda, o feminismo e o poder das mulheres estão mais ligados do que nunca! Não só nas tendências que tornam a Moda mais extravagante e democrática, como na atitude de afirmação em que a mulher se sobrepõe à imposição das tendências, utilizando a sua feminilidade para se vestir para si própria, sem se submeter com subserviência às tendências.
Assim, esta estação está cheia de referências ao poder dos anos 70, onde nunca foi tão clara a força feminina, numa década que lutou pela libertação de preconceitos e a abertura de mentalidades. E até nas coleções mais românticas, no flower power, nos estampados e nos tecidos fluidos, essa mensagem está presente.
O desafio para escrever sobre este tema foi para Maria Elisa e esta edição Vogue é dedicada a todas mulheres que lutaram e lutam pelas desigualdades de direitos e que nunca desistem dos seus objetivos firmes!
Gosto disto!