Cuidados a ter com cabelos secos e estragados
Cabelo seco e estragado?
Entendam o motivo e cuidem já do cabelo.
Os cabelos longos costumam apresentar mais rapidamente as pontas fragilizadas que geralmente se dividem em duas ou mais pontas. A causa dessa fragilidade é a falta de hidratação e o desgaste da fibra capilar que por sua vez dá ao cabelo um aspecto crespo e áspero e com pontas duplas.
- O fio capilar é dividido em três partes: a medula, que se localiza no interior e distribui minerais e nutrientes;
- O córtex, que se localiza no meio, trazendo força e elasticidade;
- A cutícula, a camada externa, composta de escamas que vão se sobrepondo.
Quando o cabelo está saudável, essas três camadas são unidas através da proteína ceramida e da gordura natural dos fios. Sem elas, as escamas se abrem, deixando a estrutura interna exposta e pronta e fraquejar. Com isso, os fios ficam sensíveis e podem começar a abrir no sentido do comprimento.
Quando o cabelo não é cuidado, o desgaste natural dos fios, a poluição, o ar seco, o sol, o vento, o calor, o sal, o abuso de tratamentos dos descolorantes e a utilização do secador contribuem bastante para o desgaste dos fios, resultando em pontas duplas.
Dá um tramento e cuidado especial ao cabelo, hidrata todas as semanas em casa e é recomendado pelo menos uma visita ao cabelereiro de três em três meses.
Geralmente os cabeleireiros profissionais aconselham um corte frequente às pontas, e muitas vezes questiona-se porquê? Quando o objectivo é deixar crescer. Pois é, a verdade é que os cabelos sofrem o efeito do envelhecimento e do desgaste natural, o que torna o corte necessário e essencial ao seu crescimento.
CORTAR PONTAS = CRESCIMENTO FORTE
DICAS
- Não lavar o cabelo com água muito quente (pode irritar o couro cabeludo);
- Proteger o cabelo com hidratante;
- Quando se utiliza o secador, a secagem deve ser feita a uma distância no mínimo de 15 cm dos fios de cabelo (é por isto que muitas vezes o cabelo fica frisado, é sinal que queimou ) e não se esqueçam de colocar um creme protector antes de secar;
- É preferível utilizar pentes de madeira para não estragar o cabelo;
- Não prendam o cabelo quando estiver húmido ou completamente molhado;
- Para quem pinta o cabelo, é necessário redobrar o tratamento de hidratação e utilizar produtos especializados para cabelos pintados.