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Diário Alimentar - Como Fazer - Ferramenta Prática e Útil - Tendências e Moda

Existe melhor forma de começar o dia do que começar já a elaborar um diário alimentar e melhorar os hábitos de alimentação?

 

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1 - Para que serve?

Bem para começar devem estar a questionar para que serve. Pois bem, o diário alimentar é um método importante no controlo e monitorização da alimentação, que nos permite ter uma noção real do que realmente comemos ao longo do nosso dia. Certamente chegamos ao fim do dia a pensar que poderiamos ter evitado ingerir tantas calorias. 

A tendência não é só falar de moda e a beleza não é só falar em tratamentos caseiros nem cremes e maquilhagem que podem ajudar a disfarçar certas imperções. Na verdade, a beleza começa pela nossa alimentação que posteriormente se refletem no brilho do nosso cabelo e unhas fortificadas, assim como a moda passa por começar a fazer um diário alimentar que nos vai ser muito útil.

 

2 - Utilidade.

Este diário consiste na anotação de tudo aquilo que ingerimos ao longo do dia e dos respetivos horários. É útil no contexto de um seguimento em consultas de nutrição, mas também simplesmente quando queremos ter uma consciência mais real da nossa alimentação.

 

3 - Como funciona.

Para que o diário seja realmente útil é necessário ter em conta algumas regras fundamentais, por isso, aqui vão elas...

- Registar tudo o que se come, o que se bebe e principalmente o que se petisca ( este último é muito importante para ajudar a combater os nossos atentados, que geralmente são pequenos, mas altamente calóricos).

 

- Sermos verdadeiros e honestos. Não vale a pena deixar enganar, porque afinal de contas somos nós que saímos prejudicados. Além disso, a lógica deste diário alimentar não teria nexo algum.

 

- Tomar notas ao longo do dia, não se fiem na memória, pois é provável que falhe.

 

- Por vezes ficamos horas e horas sem comer e depois acabamos por exagerar nas quantidades ingeridas. O mais correto é efetuar ajustes de horários para ajudar a controlar o apetite.

 

- Uma observação do "dia a dia" é extremamente importante, pois vai permitir detetar em que situações perdemos mais facilmente o controlo do que comemos, como por exemplo, em dias de aniversário, no início da menstruação, em alturas de muito stress. Nestas ocasiões é certo que os doces tendem a ser os nossos falsos amigos.

 

- O registo da ingestão de líquidos é muitíssimo importante. Seja água ou chá apontem tudo, não se esqueçam!

 

Com a criação do diário alimentar, e ao anotar tudo aquilo que ingerimos, vamos certamente pensar duas vezes antes de cometer determinados "pecados alimentares" e ser mais regrados na alimentação.

Experimentem!

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